As rotas de fuga são o caminho que os funcionários devem seguir em casos de acidentes que exijam a evacuação do local de trabalho. Mais do que ter placas de sinalização, uma empresa deve seguir certas exigências para que as instruções sejam colocadas de forma clara e de fácil entendimento, mesmo nos momentos de tensão.
Os mapas de fuga, em geral, são padronizados. São uma espécie de planta da área que indicam, por meio de círculos coloridos, os possíveis riscos daquele local. Uma região de baixo risco, por exemplo, é indicada por um círculo de cor verde. Ameaças mais graves devem ter um círculo de cor vermelha.
Colocando de forma clara por meio de um trágico exemplo, lembremos do incêndio da boate Kiss. Por falta de clareza nas rotas de fuga, infelizmente, muitas pessoas que estavam dentro do local correram em direção às portas, que estavam trancadas e não faziam parte desse mapeamento.
Em resumo, as rotas de fuga são a forma planejada, mapeada e detalhada de como deve acontecer a saída de uma construção de forma segura, rápida e com bom escoamento de pessoas.
Commentaires