A relação entre CIPA e SESMT se dá devido a seus objetivos iguais que é proporcionar um melhor ambiente de trabalho onde todos possam realizar suas funções com a máxima proteção.
A segurança no trabalho é algo muito importante, pois empresas que prezam por um ambiente de trabalho seguro mostram que estão preocupadas com a segurança das pessoas que trabalham ali, e com isso incentivam que seus funcionários desempenham melhor suas funções, uma vez que eles sabem que estarão protegidos.
Sendo assim, todos os empregados têm o direito de ter trabalhar em um local que garanta sua integridade física, mental, sua saúde e sua segurança física, e por esse motivo, muitas empresas possuem a Comissão Internas de Prevenção de Acidentes, conhecida como CIPA e/ou um Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho, conhecido como SESMT.
Os dois têm funções diferentes, mas objetivos parecidos, que é o de garantir que as normas de segurança do trabalho sejam cumpridas e prestar toda a assistência necessária aos empregados que precisem. Se você quer saber tudo sobre a CIPA e o SESMT continue lendo esse artigo e tire suas dúvidas!
A relação entre CIPA e SESMT
Muitas pessoas confundem a CIPA e o SESMT uma vez que eles tem basicamente a mesma função, que é a de prevenir os acidentes de trabalho e o de proporcionar um ambiente de trabalho melhor para os funcionários, fazendo com que eles tenham um bem estar maior enquanto exercem suas funções laborais, além de garantir que eles estão em uma ambiente saudável e seguro de acidentes e doenças ocupacionais.
Porém a CIPA é uma comissão que é formada por qualquer empregado de uma empresa, independente da sua formação. No geral as empresas escolhem membros de diversas áreas, pois assim a comissão fica diversificada a as chances de conseguir melhorias em todos os setores são mais altas.
Já a SESMT é composto por profissionais com formações específicas, como na área da saúde (médicos, psicólogos, fisioterapeutas), e na área operacional como os engenheiros e técnicos em segurança do trabalho, que vão oferecer serviços para a prevenção e o tratamento de acidentes de trabalho.
As empresas, no geral, precisam ter uma CIPA para que seja elaborado um mapa de riscos de trabalhos e apresentado propostas de soluções, já o SESMT auxilia a CIPA na elaboração desses mapas e na execução dos projetos, porém não é um obrigatório que toda empresa tenha um SESMT dentro de sua unidade, uma vez que ela pode oferecer planos de saúde que cobrem essa função fora da empresa.
Fonte: Conceito Zen - https://www.conceitozen.com.br/relacao-entre-cipa-e-sesmt.html
Comments