A administração e acompanhamento de uma obra não é uma tarefa das mais fáceis. São muitas as atividades e pessoas envolvidas no dia a dia da construção. É preciso fiscalizar o andamento do projeto, o uso dos materiais, a utilização correta dos equipamentos de segurança e muitos outros itens essenciais para o bom andamento do trabalho. E, é preciso também, tomar todas as precauções para evitar o incêndio em obras.
Mas, boa notícia é que com algumas dicas simples é possível prevenir incêndios e manter todos os colaboradores e a edificação em segurança.
Confira a seguir algumas dessas dicas.
Dicas para prevenir a ocorrência de incêndio em obras
Conheça as normas do Corpo de Bombeiros sobre incêndio em obras
Essa é, com certeza, a dica mais básica. Antes de elaborar um projeto de construção ou de reforma, conheça as normas do Corpo de Bombeiros específicas para o seu tipo de edificação.
Primeiramente, consulte os procedimentos de avaliação e vistoria da obra.
Depois, descubra como todo processo é conduzido, bem como os prazos necessários.
Dessa forma, você começa sua obra de maneira correta e segura, evitando ainda os riscos de ter sua licença suspensa.
Além disso, evita gastar dinheiro com adequações no futuro e claro, enfrentar as consequências de um atraso nas obras.
Assim, é muito importante saber tudo que precisa ser feito e em qual momento. E, dessa forma desenvolver o projeto de acordo com as especificações, bem como adquirir todos os equipamentos exigidos pelo Corpo de Bombeiro para a prevenção e combate a incêndios.
Contrate um profissional ou empresa com conhecimento na área
Mas não basta apenas conhecer as instruções normativas do Corpo de Bombeiros, é preciso ter um profissional capacitado que se encarregue de fiscalizar e zelar para que todas as medidas necessárias sejam cumpridas.
De nada adianta você ter um bom projeto arquitetônico que atenda todas especificações técnicas relacionadas à prevenção e combate de incêndios, se no canteiro de obras não há qualquer controle e cuidado.
Evitar incêndio em obras, é coisa séria, que pode trazer grandes problemas e prejuízos se não for levada a sério.
Tenha cuidado com o armazenamento de produtos e equipamentos
Em primeiro lugar, durante a realização das obras, é comum o armazenamento de produtos e equipamentos no canteiro.
Porém, esse armazenamento não pode ser realizado de qualquer maneira, sem critérios ou cuidados.
Produtos químicos e inflamáveis, que precisam ser armazenados no canteiro de obra, devem ser armazenados em local específico, afastado de fontes de calor, com acesso restrito à funcionários devidamente treinados e, principalmente, do lado de fora da edificação.
Esse local também necessita estar bem sinalizado com placas de advertência informando que tipo de material se encontra ali armazenado.
Fique de olho na manutenção preventiva dos equipamentos
Em uma obra são utilizados diversos equipamentos e todos eles devem estar em excelentes condições de uso, principalmente aqueles que fazem uso de energia elétrica.
Equipamentos sem a manutenção preventiva correta podem apresentar problemas durante o seu período de utilização e acabar provocando um incêndio.
Outros cuidados para prevenir incêndio em obras
Serviços de soldagem e corte a quente devem ser realizados longe dos locais onde estejam armazenadas substâncias inflamáveis;
Deve haver no canteiro de obras um sistema de alarme capaz de ser percebido em toda a área da construção;
É obrigatória a existência de extintores de incêndio no canteiro, bem como de mangueiras e hidrantes;
Nos locais onde são executados pinturas, aplicação de laminados, pisos, papéis de parede e outros, com a utilização de cola, e também nos locais de manipulação e emprego de tintas, solventes e outras substâncias combustíveis, inflamáveis ou explosivas, deve ser proibido fumar ou portar objetos que possam produzir faíscas ou chamas;
Utilize, sempre que possível, lâmpadas e luminárias à prova de explosão;
Onde houver o uso ou manipulação de produtos inflamáveis, deve existir um sistema de ventilação adequado;
O canteiro de obras deve contar com uma equipe de funcionários treinada para manejar de forma correta os equipamentos de combate ao fogo disponíveis.
Leia mais em: https://dimensaoincendio.com.br/incendio-em-obras/
Comments