O armazenamento e manuseio de materiais são ações frequentes em um canteiro de obras e é preciso respeitar a capacidade de carga do espaço e o local de armazenamento, obedecendo os requisitos de segurança especiais a cada tipo de material.
Para uma melhor gestão de armazenamento e Segurança, alguns requisitos podem ser observados:
1 – O peso do material armazenado não poderá exceder a capacidade de carga calculada para o piso;
Não utilizar o chão diretamente para armazenagem. O armazenamento direto em contato com o chão pode ser prejudicial às características físico-químicas do material e da própria embalagem, como também dificulta, dependendo do produto, seu içamento.
2 – O material Armazenado deve ser disposto de forma a evitar a obstrução de portas, equipamentos contra incêndio, saídas de emergência, e etc;
Utilizar o espaço tridimensional para armazenamento. Uma forma de se racionalizar o ambiente de estocagem é utilizando ao máximo o espaço. Esse princípio pode ser aplicado por meio do empilhamento direto do material ou utilização de prateleiras.
3 – O material empilhado deverá ficar afastado das estruturas laterais do prédio a uma distância de pelo menos 0,50m;
Garantir acesso a qualquer momento pelos quatro lados da área de armazenagem. Disponibilizar acesso pelos quatro lados da área de armazenagem facilita tanto o armazenamento e acomodação como a retirada do material seja esta manual ou com auxílio de máquinas/equipamentos, tornando o manuseio uma atividade, possivelmente, mais produtiva.
4 – A disposição da carga deverá obedecer aos requisitos de segurança especiais de cada tipo de material.
De forma específica, o armazenamento de substâncias perigosas (inflamáveis e explosivos) merecem cuidados especiais no tocante às normas de segurança, conforme os itens que se seguem.
Leia mais em:
Kommentarer