A sinalização de segurança visa alertar os trabalhadores e visitantes sobre as situações de risco ou perigo e a necessidade do uso dos equipamentos de proteção no ambiente de trabalho (EPI e EPC). É uma medida de prevenção prática, rápida e de fácil entendimento.
A Norma Regulamentadora que dispõe sobre a sinalização de segurança no ambiente de trabalho é a NR-26 – Sinalização de Segurança, publicada pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS). A NR-26 trata sobre as cores que devem ser utilizadas para indicar e advertir sobre os riscos e a classificação, rotulagem preventiva e ficha com dados de segurança de produto químico.
Adotar a sinalização de segurança no ambiente de trabalho permite o manuseio, estocagem e movimentação de materiais de forma mais segura. Permite a manutenção segura das máquinas e equipamentos, assim como, a execução das atividades do trabalhador.
As sinalizações são de extrema importância para a manutenção de um ambiente de trabalho seguro, pois se comunica com os colaboradores, alertando de perigos, indicando locais e rotas a serem seguidas e também serve para reafirmar regras de segurança, como o uso de EPI’s.
Matéria completa em: https://onsafety.com.br/sinalizacao-e-seguranca-do-trabalho-dicas-de-procedimentos/
Comments