top of page
Buscar
esmaelssilva

Deslocamento e Trânsito de Pessoas

Atualizado: 19 de nov. de 2021




Este tópico tem como intuito tornar a movimentação de pessoas uma atividade mais segura, precisa e produtiva dentro do canteiro de obra.


a) Criar banheiros, ferramentaria e local para descanso próximo a área de trabalho

A aplicação deste princípio evita deslocamentos desnecessários de funcionários, o que acarreta a redução dos tempos improdutivos durante a jornada de trabalho.

b) Criar corredores de acesso para funcionários, visitantes, clientes e fornecedores

Criar corredores de acesso é uma forma de buscar manter seguras as pessoas que acessam o canteiro de obra, evitando, assim, possíveis acidentes. A aplicação deste princípio é observada, principalmente, em obras verticais, as quais são passíveis de queda de materiais durante a execução da torre de pavimentos. Esses corredores podem ser feitos, de uma forma simples, de madeira e tela contornando seus limites. Também podem ser cobertos com folha de zinco ou madeirite.

c) Dar direções e identificar locais na obra

A movimentação em canteiro de obra se torna mais produtiva a partir do momento em que há sinalização tanto de direcionamento quanto de identificação dos locais e áreas de trabalho. A aplicação deste princípio tem como objetivo principal facilitar o deslocamento não somente dos operários como também de visitantes e fornecedores, uma vez que a sinalização, quando bem definida, evita ocorrência de dúvidas quanto a direção a seguir e em qual local a pessoa se encontra na obra. Um exemplo de aplicação deste princípio é observado ao sinalizar, com placas de identificação, banheiros para visitantes, sala técnica, almoxarifado, pavimento e unidades tipo entre outras áreas. Outro exemplo é observado tanto ao se dar direções dos caminhos a serem seguidos por visitante, operários e fornecedores como ao se indicar locais que não devem ser acessados.


d) Isolar áreas que não estejam sendo trabalhadas


A aplicação deste princípio busca minimizar a possibilidade de movimentações improdutivas, estocagens não autorizadas de materiais e, dependendo da situação, evitar acidentes ou preservar ambientes. Assim, sempre que possível, deve-se isolar, com telas, fitas zebradas ou alguma outra forma de obstrução do acesso (madeira e tapumes) áreas que não estejam sendo trabalhadas.

e) Trabalhar em equipes e aproximar frentes de trabalho

Sempre se deve otimizar os deslocamentos tanto de operários quanto de supervisores, ou seja, minimizá-los. Uma forma de atingir este objetivo é através da aproximação das frentes de trabalho.


f) Indicar os locais onde está havendo trabalho

Não saber onde as equipes de produção estão trabalhando é uma situação bastante vivenciada em canteiros de obras, o que pode gerar deslocamentos imprecisos e desnecessários. A aplicação deste princípio busca minimizar o deslocamento principalmente dos supervisores. Algumas formas de aplicação deste princípio já são possíveis de serem observadas, principalmente, em obras verticais. Uma delas é o Andon, ou seja, uma ferramenta de gerenciamento visual, a qual é oriunda dos conceitos de Produção Enxuta. Esta foi adaptada para a construção civil, tendo como objetivo principal facilitar a comunicação dentro da obra entre supervisores e equipes de produção, indicando os locais onde estão sendo executados serviços e como está seu andamento, ou seja, se há algum problema na rotina de trabalho.

g) Diminuir o número de visitas em cada local de trabalho

A aplicação deste princípio acarreta em movimentações mais produtivas, principalmente, por parte dos gestores e supervisores da obra. Uma forma de atender a este princípio pode ser através do desenvolvimento prévio de check-list, indicando quais detalhes devem ser analisadas e que material é necessário em cada visita ao local de trabalho. Outra forma pode ser por meio de Andon, o qual indica a necessidade ou não da presença de supervisores no posto de trabalho.

h) Examinar as condições de trabalho do próximo local de atividades

São muitos os casos em que a equipe de produção desloca-se para áreas de trabalho que, muitas vezes, não estão liberadas para execução do novo serviço. Um exemplo dessa situação pode ser observado em casos em que a equipe de pedreiros é deslocada para um ambiente onde realizarão serviços de reboco, no entanto há necessidade de arremates, tais como emestramento ou conclusão da alvenaria. Uma forma simples de se evitar esse tipo de deslocamentos improdutivos pode ser por meio de visita prévia ao próximo local de trabalho. Essas visitas sempre que possível devem ser amparadas com auxílio de check-list.


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page