top of page
Buscar
esmaelssilva

Características dos Equipamentos de Movimentação

Atualizado: 19 de nov. de 2021


Entendem-se como equipamento de movimentação os instrumentos que auxiliam a operacionalização do manuseio e transporte de cargas.


a) Usar equipamentos flexíveis que possam ser adaptados a vários tipos de materiais


Quanto mais flexível for a utilização dos equipamentos de transporte, ou seja, adaptados a movimentação de vários tipos de materiais, menos sub-utilizados serão. Equipamentos, tais como elevador de carga e grua são representantes da aplicação deste princípio, pela sua flexibilidade.


b) Usar equipamentos que não requeiram esforço para seu equilíbrio


Quanto mais segura for a condição de trabalho mais produtiva será a atividade de movimentação. Partindo disso deve-se, sempre que possível, buscar utilizar equipamentos estáveis, ou seja, que não requeiram esforço para seu equilíbrio. Assim, o operário fornecerá apenas a força de tração, aumentando, portanto, a velocidade do fluxo de movimentação.


c) Usar equipamentos estáveis e que evitem oscilações bruscas


Embora na construção civil os materiais, na grande maioria, sejam grosseiros e não requerem cuidados especiais é necessário que os equipamentos apresentem estabilidade e que evitem oscilações bruscas. Para os equipamentos de transporte de pessoas, este princípio deve ser aplicado rigorosamente para que não provoquem desconforto durante a movimentação e sejam seguros.


d) Prover dispositivos de trava


Em movimentações dentro do canteiro, são as irregularidades e desnivelamento de pisos que tornam o transporte, em algumas situações, instáveis. Já em movimentações externas são as curvas, frenagens, acelerações, oscilações e irregularidades das vias que produzem instabilidade. Uma forma de se evitar as inconvenientes consequências dessa instabilidade, ou seja, deslocamento da carga, e até mesmo danos ao material é buscar prover dispositivos de trava nos meios de transporte, tais como corda, cinta e ligas de borracha.


e) Usar equipamentos leves com baixo peso próprio


É notável que todos os equipamentos de transporte apresentem carga limitada e que parte desta capacidade é dispensada para transportar o peso próprio do equipamento, ou seja, peso morto, o que implica numa atividade de movimentação menos produtiva, aumentando, consequentemente, o número de viagens para transporte de cargas. Embora as tecnologias disponíveis no momento ainda produzam equipamentos de transporte pesados, deve-se sempre buscar equipamentos leves e com baixo peso próprio para que, assim, se minimize os custos operacionais da atividade de transporte de cargas.


f) Calibrar pneus


Ao utilizar equipamentos com pneus deve-se sempre mantê-los com a calibração adequada, uma vez que pneu descalibrado requer maior esforço, seja físico ou mecânico, para movimentação da carga, além do maior desgaste. Manter na obra equipamento para calibração de pneu, por mais simples que seja e até mesmo manual, é uma forma de atender a este princípio. A desobediência a este princípio pode acarretar na subutilização de equipamentos simples, tais como carrinho de mão e girica.


g) Utilizar o maior tamanho de roda possível


Quanto maior a roda do equipamento de transporte mais facilmente se desenvolverá o deslocamento de cargas, já que rodas com maior raio sofrem menos influência das irregularidades ou desnivelamento do piso. Portanto, sempre que se for adquirir equipamentos que apresentem a opção de escolha do tamanho da roda, deve-se procurar optar pelas de maior tamanho.


h) Usar rodas leves


Este princípio busca minimizar o peso próprio do equipamento de transporte, ou seja, reduzir o peso morto.


Leia mais em:

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page